Pular para o conteúdo

Como Pesquisar de Forma Segura?

Chega de se estressar com fontes não confiáveis, com a nossa ajuda você nunca mais vai navegar pela internet com medo de informações falsas!
28 de abril de 2025 por
Do click Ao Conhecimento
| Nenhum comentário ainda

Antes de tudo, precisamos entender que nem tudo em um determinado site é confiável, assim como nem tudo de um outro site não é. Temos como exemplo a tão temida e assustadora Wikipédia, você provavelmente já escutou de um professor que ela não é um site confiável e que nunca se deve pegar informações dela. O seu professor não está totalmente errado, já que a Wikpédia é uma enciclopédia online e colaborativa, ou seja, qualquer pessoa com acesso à internet pode criar, editar e melhorar artigos, desde que sigas as regras e políticas da comunidade.

Então eu posso colocar informações erradas e inventadas lá sem preocupação? Não, isso porque ela tem um sistema de verificação de conteúdo, onde os editores experientes e com diplomas monitoram as edições, reagem a erros e vandalismo e tentam manter a imparcialidade. Logo, para saber se um determinado artigo é confiável é preciso verificar as Referencias, que é onde ficam as fontes que foram utilizadas para escrever o artigo, e se os Autores, que na maioria das vezes tem bastantes, são confiáveis. 

"Bom, pelo menos o Google Acadêmico é sempre confiável né?"

Também não! Mesmo ele sendo uma  ferramenta valiosa para pesquisas acadêmicas, nem sempre é 100% confiável. Ele tem sim fontes confiáveis, como artigos científicos e teses, porém também tem publicações de menos qualidade e até pseudocientíficas. 

Agora que você já entendeu que existem sites e/ou artigos fraudulentos e com desinformação em todo lugar na internet, vamos ver as melhores dicas de como fazer uma pesquisa segura e como identificar se determinado site é confiável. 

  1. Escolha Fontes Confiáveis - Verifique se o autor é reconhecido e/ou formado na área, se o texto tem referencias de qualidade. também preste atenção se o site é de universidades, órgãos governamentais, jornais tradicionais, ou enciclopédias confiáveis, esses sites costumam ter embasamento cientifico.
  2. Verifique a URL ​- sites que terminam com .gov, .edu ou .org costumam ser mais confiáveis. 
  3. Desconfie de Títulos Sensacionalistas - Títulos como "Você não vai acreditar em..." ou "Descubra o segredo que ninguém te conta..." geralmente indicam conteúdo de baixa qualidade ou enganos. Leia o conteúdo com um olhar crítico, analisando se ele tem dados concretos ou parece estar apenas tentando vender algo.
  4. Compare Informações - sempre compare informações entre pelo menos 3 sites diferentes, principalmente se a informação for algo chocante e recente.
  5. Data da Publicação - vale lembrar também de ter atenção a data que a informação foi postada e/ou editada pela última vez, se for um tema recente deve-se ter mais atenção ainda, 

6. ​Use Ferramentas de Verificação de Fatos: 

  • Snopes - Plataforma antiga. Excelente para desmentir boatos, fake news e mitos da internet, especialmente em cultura pop e política. 
  • Google Fact Check Tools -  Busca por informações verificadas por agências de checagem ao redor do mundo. Você digita um tema e ele mostra o que já foi verificado.

Obrigada por ler até aqui e esperamos que esse post tenha sido útil para você! :) 

-Autores desse post-

Julia Rodrigues

 

Arthur Grizzo

 

Faça login para deixar um comentário